Cultura e Entretenimento

Premiação encerra o IV Morce-GO Vermelho

O festival internacional de filmes de horror do Estado de Goiás encerrou sua 4ª edição no último domingo, (20/12). Esse ano, o evento precisou ser realizado de forma online devido à pandemia do coronavírus. Mais de 30 mil pessoas do mundo inteiro assistiram, de forma gratuita, os 54 filmes selecionados. No encerramento os vencedores agradeceram o reconhecimento do público e do júri técnico.

Pioneiro no formato competitivo e internacional, o Morce-GO Vermelho amplia sua rede a cada nova edição. Principal janela de exibição do Centro-Oeste para filmes de terror e outras vertentes precisou se reinventar em 2020. A exibição dos filmes, os bate-papos e o concurso de cosplay ocorreu em plataformas digitais. Foram 54 filmes separados por categorias: “Goianos”, “Nacionais”, “Pensamentos Obscuros”, “Morce-Animação”, “Fotogramas da Pandemia” e “Internacionais”.

O curta goiano, Fome” de Manda Ramos foi o que levou o maior número de estatuetas. Foi escolhido o melhor filme, melhor roteiro e melhor direção pelo júri técnico. Pelo público o melhor filme goiano foi “Rio das Almas e Negras Memórias” de Taize Inácia e Thaynara Rezende.

“Nimbus” dirigido por Marcos Buccini foi o melhor filme da categoria “Curta Animação” tanto na escolha do júri técnico como do público. Na categoria “Fotogramas da Pandemia” o vencedor pelo júri foi “CAUTION-19” de Marco Del Giorno e o público votou “A Chuva” de Rafaela Uchoa como o melhor dessa categoria. No segmento “Pensamentos Obscuros” o escolhido pelo júri técnico foi “Copacabana Madureira” de Leonardo Martinelli e pelo público foi o curta “Sobre Olga” dirigido pela Thayná Almeida.

O filme “Manicure” dirigido por Marina Stuchi foi à escolha na categoria Nacional pelo júri e “Verão Sangrento” de Thuanny Lourette e Gustavo Andrade venceu pelo voto popular. Já referente à Mostra Internacional, o júri técnico escolheu o filme da República Checa “Monsterbook” de Dimitri Kanjuka. E, o público optou pelo filme de Portugal “Bunker ou os Contos Que Ouvi Depois que o Mundo Acabar” dirigido por João Estrada.

A organização do Morce-GO Vermelho  é da Cristos Productions com o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás . O objetivo do festival é estimular e promover produções goianas, brasileiras e estrangeiras desse gênero.