Cidades

Prefeitura de Goiânia vacina mais de 1 mil crianças nos centros municipais de educação

Campanha continua em 29 unidades de ensino da capital que receberão as equipes de imunização nas próximas semanas

A Prefeitura de Goiânia alcançou, nesta quinta-feira (10/4), a marca de 1.097 crianças imunizadas desde o início da campanha de vacinação realizada nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A iniciativa, efetivada por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, também promoveu a vacinação de 238 profissionais da rede municipal de ensino, reforçando o cuidado com toda a comunidade escolar.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, 1.212 doses de imunizantes foram aplicadas durante a campanha, que teve início no último dia 21/3. “As equipes fazem uma avaliação detalhada da caderneta de vacinação de cada criança e aplicam os imunizantes indicados para cada faixa etária, permitindo a atualização do cronograma de imunização dos pequenos de forma mais descomplicada para os pais”, explicou.

A dona de casa Ana Beatriz Oliveira, mãe de três meninas, comemorou a oportunidade de vacinar as filhas no Cmei Herdeiros do Futuro, no Bairro Capuava, sem precisar alterar a rotina da família. “Elas estavam com as vacinas atrasadas e fiquei muito feliz por conseguir colocar tudo em dia, principalmente a vacina contra a gripe. Foi uma grande ajuda ter a vacinação aqui no Cmei porque trazê-las aqui já é uma atividade que fazemos todos os dias”, destacou a dona de casa.

A campanha leva aos Cmeis as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), pneumocócica 10, meningocócica C, hepatite A, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae B), febre amarela e covid-19. “A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal, alcançando crianças que não receberam os imunizantes, e fortalecer a cultura da prevenção desde a primeira infância”, destacou o superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo.

Segundo a SMS, 29 Cmeis da capital ainda receberão as equipes de vacinação nas próximas semanas. “As crianças já receberam nas unidades de ensino termos de autorização para aplicação dos imunizantes e os pais precisam enviar aos Cmeis o documento assinado e a caderneta de vacinação das crianças até a data da ação”, explica o titular da SMS, Luiz Pellizzer.