Prefeito Vilela recebe repasse de Caiado e Gracinha para a Assistência Social
Oriundo do Cofinanciamento Estadual da Assistência Social, recurso pode ser utilizado para várias finalidades com foco no fortalecimento da proteção social
O prefeitura de Aparecida de Goiânia participa nesta segunda (24/03), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, do lançamento do 5º repasse do programa Cofinanciamento Estadual da Assistência Social, executado pelo Governo de Goiás, através do governador Ronaldo Caiado, anfitrião do evento. O ex-prefeito Gustavo Mendanha, a secretária de Assistência Social de Aparecida, Mayara Mendanha, e a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Carolina Araújo, também estavam presentes na solenidade.
Nesta etapa, o programa distribuirá R$ 38,6 milhões aos municípios goianos, sendo que Aparecida receberá cerca de meio milhão de reais. O recurso pode ser usado pelas secretarias de Assistência Social dos municípios para comprar alimentos a serem distribuídos a famílias vulneráveis, modernizar equipamentos, investir na capacitação das equipes e fortalecer a proteção social básica, entre outras finalidades.
Agradecendo ao governador Ronaldo Caiado, ao vice-governador Daniel Vilela e à primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, o prefeito Vilela ressaltou que o repasse é providencial, pois chega num momento em que os municípios passam por dificuldades financeiras. “Em Aparecida, não é diferente, e essa ajuda vem em boa hora, principalmente numa área tão importante, como o social”, disse o gestor.
Ao lado do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, o governador Ronaldo Caiado exaltou o desempenho do seu secretariado para fazer os repasses do Cofinanciamento Estadual chegarem à ponta do processo, ou seja, aos municípios. Entre 2021 e 2024, o programa repassou mais de R$ 60 milhões.
Investimentos no cidadão
Caiado elogiou especialmente Gracinha Caiado, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás e coordenadora do Goiás Social, o braço do governo para assistência social. “A obra nossa é a obra direta, no cidadão, na pessoa física. Não vamos abrir mão de investir na pessoa, no cidadão”, garantiu o governador. Ele citou que, em sua gestão, o estado registrou uma queda de mais de 28% no número de famílias até então em situação de pobreza ou extrema pobreza.
A secretária Mayara Mendanha parabenizou o Governo de Goiás pelos repasses às Assistências Sociais dos municípios. E concluiu: “Essa flexibilidade no uso do recurso vai facilitar muito para nós, e pode ter certeza que será muito bem utilizado pela Assistência Social de Aparecida”.