Cidades

PCGO participa do “Dia D” da Operação Virtude de combate à violência contra idosos

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso – 1ª DRP, participou, na manhã desta sexta-feira (14), do “Dia D” da Operação Virtude, a qual acontece em alusão a campanha nacional Junho Violeta, que visa o combate aos crimes contra a pessoa idosa. A iniciativa acontece em alusão à campanha nacional Junho Violeta, que tem como principal objetivo combater e prevenir crimes contra a pessoa idosa, promovendo a conscientização sobre a importância de proteger e respeitar os direitos dos idosos.

O lançamento oficial da campanha ocorreu na Rua 44, localizada no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia, uma área com intenso fluxo de pessoas. Este local estratégico foi escolhido para maximizar o alcance da mensagem de conscientização e permitir um contato direto com a população. A ação contou com a participação de todas as Forças de Segurança do Estado e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás.

Apenas em Goiânia, do início do ano até a presente data, já são mais de vinte pessoas presas, indiciadas por crimes de maus-tratos, tortura, exploração financeira e abandono de pessoa idosa, o que representa uma diminuição em mais de vinte por cento dos números de casos.

Operação Virtude 

A operação integrada nacional de combate à violência contra a pessoa idosa recebeu esse nome porque Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem, o correto e o desejável, evitando assim o mal. Nesse sentido, a operação busca realizar ações de proteção à pessoa idosa.

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a ação integrada é executada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Goiás, por meio da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência de Polícia Técnico-Científica, Superintendência de Proteção ao Consumidor e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás.