Cidades

Novo carnê de IPTU é lançado pela prefeitura de Luziânia

A prefeitura de Luziânia atualiza forma de gerenciamento do IPTU. Por meio de uma tecnologia de georreferenciamento por satélite, a forma antiga de cadastro que de acordo com a prefeitura estava defasado e gerava muitos prejuízos ao município, acaba de ser atualizado para contemplar novas construções, ampliações e outras mudanças ocorridas nos últimos anos.

O município destaca que é possível que algumas taxas tenham variações para baixo ou para cima. A prefeitura reforça que a contribuição melhora constantemente a situação fiscal e os avanços sociais no município.

A prefeitura salienta ainda que em caso de dúvidas ou inconsistências, o departamento de finanças e IPTU da Prefeitura de Luziânia deve ser procurado.

O imposto

O Imposto Predial Territorial Urbano é um tributo cobrado sobre pessoas físicas ou jurídicas que possuem uma propriedade imobiliária urbana, que pode ser uma sala comercial, uma casa, apartamento ou outro tipo de construção.

Ou seja, se houver uma construção imobiliária num território registrado por uma pessoa dentro de zona urbanizada, o IPTU será cobrado. Agora, quando não existe essa propriedade, o dono será tributado apenas pela posse do terreno, o chamado ITU (Imposto Territorial Urbano).

Cobrado no começo de cada ano, o IPTU tem por objetivo aumentar a arrecadação governamental com fins puramente fiscais, embora possa ser usado em algumas situações para a estabilização do preço dos imóveis.