Estado

Deputados tomam posse na Assembleia Legislativa de Goiás

Após posse foi iniciada as inscrições de chapas. Bruno Peixoto foi eleito presidente da casa por unanimidade

Foi realizada da tarde de ontem (01/02), a solenidade de posse dos 41 deputados eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás, que transcorrerá no período de 1º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2027, o presidente em exercício, Bruno Peixoto (UB), declarou aberta a sessão de eleição da Mesa Diretora para o primeiro biênio. Na sequência, seu correligionário, o deputado Virmondes Cruvinel, anunciou a inscrição de chapa única, liderada por Bruno Peixoto. O grupo foi eleito por unanimidade. 

Na direção dos trabalhos, que se iniciam neste 1º de fevereiro e vão até 31 janeiro de 2025, estarão, ainda:  Charles Bento (MDB), como primeiro vice-presidente; Clécio Alves (Republicanos), como segundo vice-presidente; e Antônio Gomide (PT), como terceiro vice-presidente. Cairo Salim (PSD) e Lucas do Vale (MDB) estreiam os cargos de vice-presidente corregedor e segundo vice-presidente corregedor, respectivamente. Já a primeira, segunda, terceira e quarta secretaria ficam, respectivamente, com os deputados Virmondes Cruvinel; Julio Pina (PRTB); Amauri Ribeiro (UB) e Gugu Nader (Agir).

Por se tratar de chapa única, a votação foi realizada em bloco (escrutínio único). Após assumir o comando dos trabalhos, Bruno Peixoto, que se destaca como o candidato mais bem votado da atual Legislatura, agradeceu o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) e dos colegas parlamentares e falou dos anseios à frente da gestão recém-assumida. “Tenho muita consciência que obtivemos mais de 73 mil votos pela oportunidade de ser liderança de Governo. A maneira de retribuir aos deputados será dando cada dia mais condições para que possam prestar serviço à sociedade e, assim, aproximando a população da Assembleia”, destacou.

O novo presidente também reforçou a importância da sintonia com os demais Poderes. “Tenho certeza que, juntos com os tribunais e de mãos dadas com o Executivo, vamos produzir muitos frutos”, arrematou. 

Ao encerrar os trabalhos, Bruno Peixoto deixou convocada, a pedido do governador, sessão extraordinária para esta quinta-feira, 2, às 14 horas. Na pauta, estão matérias do Executivo, dos Tribunais de Justiça (TJ-GO), de Contas dos Municípios (TCM) e do Estado (TCE-GO), além de projetos do próprio Legislativo. A ocasião também será marcada pela formação das comissões. É importante lembrar que o 1º ano do período legislativo será iniciado no dia 15, após sessão de instalação da Legislatura. 

Discurso do Governador

O governador Ronaldo Caiado, que também esteve na composição da Mesa da solenidade, subiu à tribuna da base governista para parabenizar a nova presidência. “Com essa eleição histórica, Bruno implanta um novo marco na Casa: o diálogo. Estive consultando antigos assessores e eles me disseram que nunca na história da Assembleia houve unanimidade neste tipo de eleição”, comentou.

Caiado aproveitou, também, para reforçar a importância da parceria entre os Poderes. “Aqui temos 19 deputados reeleitos e 22 eleitos. É uma renovação substantiva. Gostaria de dizer a todos: ‘Contem com a parceria direta do governador. Em minha experiência acumulada no Congresso, aprendi que ninguém governa sozinho. E coloquei isso em prática: nenhuma decisão foi tomada em meu Governo sem que todos os Poderes estivessem sentados à mesa. O sucesso do Governo deve ser compartilhado com os Poderes para que possamos superar nossas demandas’”, afirmou.

O governador fez questão de lembrar os compromissos mantidos em todos os setores, mesmo nos momentos mais críticos, como o enfrentado durante a crise sanitária da covid-19. “Nunca deixei de repassar o duodécimo na sua integralidade e sem atrasos, porque reconheço que isso é o que dá condição de gestão aos Poderes para poder avançar em obras, como a da construção dessa nova sede”, citou. Caiado também listou a garantia das emendas impositivas. “Elas asseguram uma capacidade ímpar para parlamentares atenderem necessidades regionais, especialmente na área da Saúde e Educação, que exigem investimentos pesados, com custeio bem acima dos 25% e 12% constitucionais, respectivamente”.

O chefe do Executivo goiano reconheceu igualmente o apoio e a retribuição dada pelos deputados da base, sobretudo nas votações mais difíceis. “Foram medidas duras, muitas exigidas pelo Governo federal, mas que hoje possibilitaram que Goiás garantisse orçamento adicional de R$ 770 milhões por ano para investimentos nas nossas demandas”. 

Caiado continuou comentando sobre futuros avanços na área da Saúde, reforçando a importância de campanhas de vacinação contra viroses infantis, da continuidade do programa de regionalização e descentralização dos atendimentos hospitalares e da ampliação da infraestrutura, com continuidade das obras de implantação do complexo oncológico de Goiás. “Vamos começar, agora, o pavilhão infantil do Hospital do Câncer para evitar que 14 mil crianças continuem morrendo sem diagnóstico. Teremos padrão de excelência para atender, inicialmente, as crianças e suas famílias e, até o fim de 2024, esperamos inaugurar os atendimentos”, anunciou.

Caiado destacou a importância do respeito ao voto e à democracia. “Sou o homem da política e sempre acreditei nesse curso normal da democracia. Jamais desonrei o voto de goianos e reafirmo: já tive embates duros dentro do Congresso, mais jamais descumpri a norma constitucional ou atentei contra o Estado Democratico de Direito”, alertou.

O governador finalizou o discurso comentando sobre o aumento do orçamento para o setor social, que contará com R$ 3 bilhões para ações complementares às do Governo federal. Ele também comemorou avanços na área da Educação, citando a ampliação do atendimento, que teria garantido a entrada de mais de 30 mil alunos para a rede. 

Mesa solene

A exemplo da cerimônia de posse, diversas autoridades estiveram presente na Mesa da solenidade de eleição da nova gestão da Alego. Ao lado do governador Ronaldo Caiado estavam os seguintes: a presidente do Grupo Técnico-Social de Goiás e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama do estado, Gracinha Caiado; o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; e o desembargador Itamar de Lima, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Carlos Alberto França.

Integraram, ainda, a mesa diretiva da solenidade, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; a primeira-dama da Capital, Thelma Cruz; e o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo. O ex-governador de Goiás, Agenor Rezende; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi; e o defensor público-geral, Thiago Gregório Fernandes, também marcam presença. E, ainda: a representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães. 

Completam a lista de autoridades, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Saulo Marques Mesquita; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Joaquim Alves de Castro; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade; e o vice-presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor de Avelar.