Cultura e Entretenimento

Aparecida de Goiânia e região recebem formação de sonorização para espetáculos teatrais e cinema

Com inscrições abertas até o dia 26 de novembro, a oficina conta com três turmas que serão ministradas pelo músico e arte educador Ryggie Diamantino

Premiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Edital para Juventude do ano de 2018, o artista Ryggie Diamantino, foi ao estado do Rio de Janeiro receber a formação em “Sistema de Sonorização e Eventos”, ministrada pelo Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC). Como ação de contrapartida ao conhecimento apreendido durante a formação, Ryggie ministra desde ontem (16/11), três oficinas com 12 horas cada para técnicos da área do teatro, música e cinema e população interessada até o dia 02/12.

As inscrições abertas para a última turma vão até dia 26 de novembro. A oficina acontece de forma remota e tem seu conteúdo pensado para acontecer de forma teórica abordando temas relacionados às tendências da sonorização, sua trajetória, equipamentos e tecnologias. Nesta formação os participantes conhecerão de modo breve o contexto histórico e os sistemas de sonorização, os sistemas atuais de gravação, reprodução e operacionalização para eventos ao vivo.

Com o conhecimento que aprendi, volto para o estado de Goiás com a responsabilidade de ser multiplicador das técnicas e práticas de produção sonora. Por isso, as oficinas ministradas serão gratuitas e abertas a interessados e interessadas”, comenta o arte educador.

Para Ryggie a busca de formação no Rio de Janeiro se justifica, pois ainda são raros os locais de ensino sobre sonorização no estado de Goiás. “Os Sistemas de Sonorização passaram por avanço tecnológico na última década e, infelizmente, na contramão deste avanço, a profissionalização de seus técnicos, operadores e engenheiros do ramo não acompanhou o mesmo ritmo. Existe um atraso e uma distância que cresce a cada dia entre a qualidade dos equipamentos e seus operadores e, aqui em Goiás, os centros acadêmicos e as instituições privadas pouco se interessam nessa formação”, esclarece.

“Com o conhecimento que aprendi, volto para o estado de Goiás com a responsabilidade de ser multiplicador das técnicas e práticas de produção sonora. Por isso, também, as oficinas ministradas serão gratuitas e abertas a interessados e interessadas”, comenta o arte educador.

Na garantia de acessibilidade ao público surdo e mudo, será gravado um vídeo com o conteúdo das oficinas com interpretação em libras do conteúdo. Ele será disponibilizado via link para os participantes que se inscreverem nas oficinas. “Tive contato com pessoas surdas que querem auxiliar na sonorização das suas igrejas e não conseguem por não haver formação, por isso preparei essa ação específica. No próximo ano pretendo fazer uma formação presencial com eles”, concluí Ryggie Diamantino.

Sobre o oficineiro

Ryggie Diamantino é graduando do curso de bacharelado em música pela Universidade Federal de Goiás. Oriundo da comunidade do Sol Nascente no Distrito Federal, uma das maiores favelas da América Latina, iniciou seus estudos em violão com seu primeiro professor Regis D’roses em 2011 e, a partir de 2016 iniciou sua formação em teatro com arte educadores do Pontão de Cultura Cidade Livre em Aparecida de Goiânia.

Serviço: Oficina Sistema de Sonorização

Dia e horário: Turma 01: Dia 16/11 a 19/11 das 18h30m às 21h30m.

Turma 02: Dia 23/11 a 26/11 das 18h30m às 21h30m.

Turma 03: Dia 29/11 a 02/12 das 18h30m às 21h30m.

Inscriçõeshttps://forms.gle/GfttQVT6AUMX7jDo9

Público Alvo: Artistas das Artes Cênicas, Cinema e pessoas interessadas.

Faixa etária mínima: 16 anos