Cultura e Entretenimento

18ª Festival Italiano de Nova Veneza traz a herança esportiva dos imigrantes

Evento inclui um campeonado de bocha, esporte típico italiano

Além de muita comilança e da alegria italiana através das músicas e danças típicas, o Festival Italiano de Nova Veneza traz também a herança esportiva dos imigrantes. Um Campeonato de Bocha acontece durante o evento, nos dias 8 e 9 no campo de bocha, do Clube Recreativo de Nova Veneza, às 9 horas.

A bocha é um esporte típico italiano e pode ser praticada por qualquer pessoa, sem restrições de idade, gênero ou limitações físicas. Na partida, cada jogador recebe quatro bolas para lançar durante uma partida, objetivando marcar pontos ao posicioná-la o mais próximo possível do bolim (bola menor que é lançada inicialmente como alvo). A partida pode ser jogada entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador.

A partida consiste em lançar bochas e situá-las o mais perto possível do bolim. O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais parte ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes. A popularização do jogo em terras brasileiras se deu, principalmente, com influência dos italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul no início do século XX.

A diretora da Secretaria de Esporte do município, Janaína Silveira, herdou da família o gosto pela bocha. “Vem passando de geração em geração desde a época dos meus tataravós, eu jogo e acompanho desde a época dos meus bisavós, na chácara deles tinham o campo de bocha e com isso eu via eles jogando e aprendi. Meu parceiro é meu avô, já fomos campeões uma vez”, relembra a secretária. O evento será aberto ao público e todos podem conferir os jogos.

O Festival
Com o tema “A Casa da Itália”, o 18 Festival Italiano de Nova Veneza será realizado neste ano entre os dias 6 e 9 de junho, na cidade que fica a 39 km de Goiânia. Com acesso gratuito para a população, a festa italiana é uma mistura de culturas, contará com uma ampla programação dedicada à cultura da Itália com muita música, apresentações artísticas, diversos pratos como as apreciadas massas, sobremesas, bebidas, artesanato e muito mais. Na Cantina da Nonna, cozinha oficial do evento, os pratos custarão a partir de R$ 25.

A expectativa recebeu mais de 120 mil pessoas nos quatro dias, o que o enquadra no patamar dos grandes festivais do Brasil. A festa foi criada para valorizar a história de Nova Veneza, formada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos. Hoje, cerca de 60% de sua população é formada por descendentes e os demais cidadãos adotaram a cultura italiana.